A Mente - Como acontece o pensamento negativo - ira


Como acontece o pensamento negativo - ira
8º dia de Jejum

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Por causa do pecado o pensamento humano contem elementos negativos e destrutivos, que são o ódio, a ira, o terror, a ansiedade, a tristeza, a frustração, o pecado e tudo que é mal.

Para ter uma vida vitoriosa, deve-se primeiro lugar mudar a mente, o que ela pensa e a forma como ela constrói o pensamento. Por isso tem que influenciar sua mente com circunstâncias positivas, criativas e produtivas.

1.       Quebre a ira.

Salmos 37:8 “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal”.

a.       Deixar a ira – a palavra “ira” em hebraico é: aph e significa: nariz, face.
Logo a ira é algo que aparece, ela é muito obvia, quando alguém esta irado é fácil de identificar, porém existe o lado oculto da ira que é o furor.

b.       Abandonar o furor – a palavra “furor” em hebraico é: chemah e significa: fúria, desprezo, intenso, indignação e veneno.
Isso é muito interessante por que o furor envenena a alma, e uma alma envenenada certamente despejará o seu veneno em qualquer pessoa que contrarie ela. O furor fica escondido na alma e só se manifesta na hora em que é acionado.

Logo, a pessoa que tem a sua alma – mente, envenenada será reconhecido pela sua face, a ira. A ira é o rosto do que está por de traz de uma pessoa envenenada pelo furor.

c.        Não te impacientescharah, não pegue fogo, não se inflame, não fique com raiva por que isso acabará mal. Lhe causará um dano, será desagradável.

 A ira, cega o entendimento, ela não leva em conta a justiça de DEUS, ela produz uma emoção destrutiva e extremista, e isso impede a pessoa de tomar as decisões corretas. A ira manifesta o “VENENO” que está na alma. É por isso que uma alma envenenada destila todo o seu ódio nas pessoas que tocam a sua fraqueza. Só que ao despejar seu veneno – a fúria, ela envenena quem está ao seu redor. E causa um dano terrível no ambiente, mas a principal vítima e ela mesma.

Provérbios 15:18 “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta”.

Uma pessoa que tem “veneno” no coração – demonstra através da ira, geralmente está cercada de confusões, ela entende que onde ela vai, tem sempre alguém que se levanta contra ela. Ela não entende por que não é feliz! E por que o seu nome sempre esta ligado a alguma confusão. O problema é, que é ela quem começa a contenda, destilando o seu veneno.

A ira produz um sentimento de derrota e solidão. Por que ela acha que ninguém é capaz de amá-la por não entendê-la. A ira afasta as pessoas.
a.       A ira causa medo nas pessoas.
b.       A ira destrói a inteligência das pessoas.
c.       A ira causa a derrota nas pessoas.

O pensamento negativo que ela produz é: nunca serei aceito, sempre serei um derrotado, sou um fracasso e faço tudo errado.

Vença a ira!

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Ocupe o pensamento com a verdade, com o que é respeitável, com o que é justo, puro e amável. Pense em coisas boas a respeito das pessoas e dos fatos.

Lembre-se tudo acontece para o meu bem. Então se alguém lhe fez um mal, perdoe e entenda que aquilo aconteceu para melhorar você.

Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam (contribuem) para o bem daqueles que amam a Deus, d  daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

-----------------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, 09 de setembro de 2012
8º dia de Jejum



m m 4.8 Seja isso o que ocupe o vosso pensamento: Isto é, Colocai toda a vossa atenção nisso ou tomai isto bem em conta.
n n 15.18 Pv 14.29; 26.21; 28.25; 29.22.
m m 4.8 Seja isso o que ocupe o vosso pensamento: Isto é, Colocai toda a vossa atenção nisso ou tomai isto bem em conta.
d d 8.28 Sabemos... amam a Deus: Outra tradução possível: Sabemos que aos que amam a Deus todas as coisas os ajudam para o bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Tributai ao Senhor

Porta nos céus

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Movimento da Rua Azusa